quinta-feira, 30 de julho de 2015

Carnivále



Esta foi uma das séries que tornaram os canais HBO obrigatórios no meu pacote de TV paga. Descobri Carnivále mudando os canais, porém não gostei dos primeiros episódios que assisti, isto por que ela mostra um nível de estranheza e até certo ponto o lado bizarro do ser humano. O enredo tornou-se envolvente a medida em que reconhecia a história dos Estados Unidos dentro da trama da série além da questão da magia.



A série foi filmada em Santa Clarita e localidades do sul da Califónia nos EUA. A principio a programação era para seis temporadas porém foram produzidas apenas duas, exibidas de 7 de setembro de 2003 á 27 de março de 2005. O  criador de Carnivale é Daniel Knauf, que foi também produtor executivo junto com Howard Klein e Ronald D. Moore. A abertura da série é ótima e sintetiza os cenários de Carnivále.



Como assisti a série sem ler sua sinopsia não sabia o que esperar. Conforme via os episódios pude identificar o período em que ela se passa, 1934 á 1935 época da Grande Depressão e do Dust Bowl (fenômeno climático de tempestade de areia que ocorreu nos Estados Unidos na década de 1930 e que durou quase dez anos). Exatamente por isto é uma época de pragas, secas e doenças e obviamente cenário perfeito para uma luta entre o bem e o mal , neste ponto encontramos a parte mágica, mistica e teológica (gnósticos, cristãos e  maçônicos) da série. Estes aspectos marcam as vidas de pessoas que vivem em dois cenários diferentes, um circo itinerante (chamado Carnivále) e uma igreja na Califórnia.



O primeiro cenário é mostrado quando Ben Hawkings (um jovem poderes de cura) abandona a sua fazenda após a morte de sua mãe e se junta (como ajudante de espetáculos) a um circo/parque de diversões itinerante quando ele passa por sua cidade, Milfay - Oklahoma.  Ben começa a ter sonhos  e visões, que o fazem ir procurar um homem chamado Henry Scudder (que já havia cruzado o caminho do parque muitos anos antes), e que aparentemente possui habilidades incomuns como Ben.



O segundo cenário mostra um pregador Irmão Justin Crowe, que vive com sua irmã Iris na Califórnia. Ele tem os mesmos sonhos e visões de Ben e descobre que pode controlar homens e fazer com que seus pecados e temores se manifestem em visões. Convencido de estar fazendo o trabalho de Deus, o Irmão Justin dedica sua vida à suas obrigações religiosas.



No fim os dois cenários se chocam e a batalha entre o bem e o mal acontece, e no final da segunda temporada temos a mudança de lado de um dos personagens chave. Como as outras quatro temporadas previstas não foram produzidas fica aquela sensação de que não é o fim mas um novo começo. Mesmo assim vale muito a pena  assistir as duas temporadas de Carnivále.

Personagens principais:

Samson (Michael J. Anderson)


Irmão Justin Crowe (Clancy Brown)


Clayton Jones (Tim DeKay)


Ben Hawkins (Nick Stahl)


Ruthie (Adrienne Barbeau)


Sofie (Clea DuVall)


Rita Sue Dreifuss (Cynthia Ettinger)


Iris Crowe (Amy Madigan)


Libby Dreifuss(Carla Gallo)


Felix 'Stumpy' Dreifuss (Toby Huss)


Lila (Debra Christofferson)


Ralph Waite (Reverend Norman Balthus)


Gabriel (Brian Turk)


Lodz (Patrick Bauchau)


Apollonia (Diana Salinger)



Varlyn Stroud (John Carrolli Lynch)


Tommy Dolan (Robert Knepper)


Henry Scudder (John Savage)


Acesso a série:
http://www.seriesvideobb.com/category/carnivale
http://assistirfilmesonline.info/carnivale-1-temporada/